O PROJETO

PALAVRAS COM ALMA desenvolvimento de escrita criativa
EQUIPA:
Ana Ferreira; Margarida Corujeira; Vera Carvalho
A implementação de um Projeto de Escrita criativa na escola surge da necessidade e urgência em colmatar as falhas de escrita verificadas nos trabalhos dos alunos, assim como, proporcionar reflexão motivada por forma a que cada um descubra o seu potencial criativo. Assim, o projeto é uma ajuda ao ensino/aprendizagem, uma vez que a escrita é uma das competências mais difíceis de trabalhar em contexto escolar, devido a vários fatores, como o número de alunos por turma e a extensão dos programas de Português.
Este projeto surge como instrumento importante capaz de contribuir para um aumento da eficácia da escrita, mas também da oralidade dos discentes. Desta forma, procura-se promover e fomentar a prática de diversas atividades orais e escritas, como complemento curricular, cujo objetivo é proporcionar ao aluno uma forma organizada de exteriorizar as suas ideias e os seus sentimentos. Além disso, ao desenvolver o prazer lúdico e intelectual do aluno, contribuí-se para o aperfeiçoamento “da escrita regulada por técnicas”. Segundo Balancho e Coelho (1996), os trabalhos de escrita criativa podem “ser um excelente antídoto contra a passividade, o aborrecimento, a falta de iniciativa e a desmotivação institucionalizada que existem na escola” (p. 40).
Objetivos específicos:
-
Despertar a curiosidade e a imaginação;
-
Motivar os alunos para o gosto e desenvolvimento da escrita lúdica, escrita automática e escrita com estímulos rápidos;
-
Experimentar algumas técnicas para desbloquear a escrita;
-
Descobrir a escrita, a voz e a veia criativa de cada um;
-
Promover a produção escrita individual e coletiva;
-
Estimular os cinco sentidos para enriquecer a escrita;
-
Aplicar a estrutura narrativa na construção de um texto.
O desenvolvimento da Escrita Criativa far-se-á através de atividades dinâmicas e motivadoras, tais como:
-
Construção de personagens;
-
Descrição de espaços;
-
Adequação de espaços e personagens a temas;
-
Construção de mini narrativas a partir de palavras-chave;
-
Elaboração de textos a partir de palavras retiradas de anúncios; da observação de espaços; da leitura de frases; da atribuição de vida própria a objetos; do uso de personagens presentes noutros contos; da ligação de sequências narrativas de diferentes textos; da alteração de momentos narrativos de outros textos; da mistura de personagens de diferentes contos; da alteração elementos essenciais das histórias; da combinação invulgar de elementos;
-
Adotar perspetivas divergentes e escrever textos de opinião;
-
Outras.
Divulgação:
Tendo em conta que a escrita criativa apresenta a possibilidade de contribuir para o crescimento dos alunos, os seus textos serão apresentados à comunidade educativa, depois de revistos e aperfeiçoados, através de leitura expressiva e de relatos orais, assim como através da revista da escola.
Calendarização:
As atividades serão desenvolvidas pelas professoras responsáveis pelo Projeto de acordo com o horário estipulado, tendo em conta um bloco semanal para cada uma, procurando abranger o maior número de alunos possível, mas dispersos.