6º Desafio
- Desafios da Escrita
- 22 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
1 - Conversa na horta
De que maneira devemos informar as crianças da necessidade da ingestão daqueles produtos? Nada melhor do que criar uma conversa entre vários legumes onde cada um fala do que vale, se são ou não os mais consumidos/procurados, se valem mais por serem ou não biológicos, quais são os seus admiradores prediletos, quais os cuidados que devem ter, como podem/devem ser guardados etc. É importante que as crianças saibam que consumir frutas e legumes é fundamental para o seu crescimento e saúde. Motivos:
- O consumo de legumes e fruta é fundamental para ter um corpo e uma mente saudáveis;
- Este alimento contém um considerável nível de nutrientes, vitaminas e proteínas;
- Os frutos e legumes são a fonte principal de vitaminas, necessárias para enfrentar agentes externos e aumentar as nossas defesas;
- Os legumes têm um baixo teor de gorduras, pelo que são muito benéficos para prevenir a já tão frequente obesidade infantil;
- Determinados legumes como a cebola, a cenoura ou a batata são muito benéficos para curar feridas e agilizar a cicatrização destas feridas que são tão comuns nos mais novos.
- Devemos destacar a existência de determinados legumes como a cebola, a beterraba, o aipo, a soja, as ervilhas, as favas, o feijão verde e as batatas, que graças ao seu alto teor em cálcio ajudam as crianças a terem ossos mais fortes;
- Os legumes são um importante aliado para prevenir doenças que afetam o sentido da vista e do ouvido, de tal modo que consumindo, por exemplo, cenoura conseguimos melhorar a saúde visual dos mais pequenos, ao passo que com o consumo de cebola fomentamos a saúde auditiva.
- Deve-se destacar que os legumes não só ajudam a prevenir doenças, mas são também recomendáveis para ter uma melhor saúde física, ajudando a ter uma pele mais macia, cabelo mais forte e dentes mais saudáveis.
Como podem observar, os legumes são imprescindíveis para as crianças devido à grande variedade de propriedades que contêm e aos benefícios que apresentam para os mais pequenos. Toca a comer legumes!
1 - Socorro, preciso de gelo – a história de um urso polar
As alterações climáticas é uma situação que levará a curto prazo à destruição do planeta. Com o degelo, muitos dos habitats selvagens serão destruídos, favorecendo a extinção de várias espécies.
“O Círculo Polar Ártico atravessa a Península do Alasca, o Norte do Canadá, a Gronelândia, a Lapónia, o Norte da Rússia e o Norte da Sibéria. O Polo Norte localiza-se numa bancada de gelo do oceano Glacial Ártico, entre a dorsal submarina de Lomonosov e a bacia de Fram.”
- Imagina a vida de um urso polar antes e depois do aquecimento global:
. zonas sólidas de blocos de gelos que são a sua casa;
. que o aquecimento global (causas) está a destruir o seu habitat natural;
. que o degelo (a perda de centenas de milhares de quilómetros quadrados de gelo marinho é devastadora) e fá-los deslocarem-se;
. que eles perderão, substancialmente, a sua forma de sobrevivência;
. que a perda do habitat obrigá-los-ão a deslocarem-se para terra para sobreviverem;
. mas que esse recurso (em terra) não lhes será permitido sobreviverem a longo prazo.
Comments