Bullying
- Desafios da Escrita
- 10 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Bullying
O bullying é um comportamento que pode ser encontrado com muita frequência nas escolas e na Internet. É um assunto sério que muitos adolescentes sofrem e praticam, e que muita gente tenta resolver.
O bullying, na maioria dos casos, é físico com agressões à vítima. Também existe o psicológico que acontece com base em insultos para baixar a moral da vítima. Além desses, existe o cyber-bullying, o mais recente tipo, que acontece nas redes sociais ao espalhar mentiras com o intuito de degradar a imagem daquele que sofre o bullying. Isto pode levar a vítima, no pior dos casos, ao suícidio após um determinado tempo sofrendo com o bullying. O mais aconselhável a fazer é contar aos professores e encarregados de educação para que fiquem a par da situação antes que evolva para um caso pior.
Será, também, conveniente saber o motivo do “porquê” dos bullies fazerem isto. Do porquê serem bullies. Talvez o sejam devido a negligência parental ou problemas com a família em casa. Para terem uma sensação de superioridade e felicidade por terem uma vida difícil ou por simplesmente inveja. Pois acredita-se que ninguém é bully sem motivo aparente. Mas, às vezes, é uma coisa simples como “Eu faço porque não gosto dele”. E o motivo de não gostar, muitas das vezes, nem sequer é justificado já que, sendo crianças, muito provavelmente fazem isso à toa só por diversão própria.
De qualquer das formas, o bullying deve ser combatido para que a escola e a Internet se tornem num lugar mais seguro e agradável para as crianças e adolescentes. Lugar onde podem cooperar uns com os outros e não ter rancor nenhum. Devemos começar por ajudar as vítimas de bullying, assim como, os bullies que possam estar a passar por dificuldades na vida. Também uma conversa entre a vítima e o bullie não seria mau para os dois verem o que têm em comum, os seus gostos e a visão de um e do outro. Deste modo, a relação poderia mudar para o lado positivo. Pois, quem sabe, ainda poderiam tornarem-se amigos.
O bullying é uma coisa que não deve ser praticada, nem mesmo como brincadeira, porque, assim, poderemos ser a causa do mal estar de alguém e, às vezes, a causa da sua morte.
Então, desejo que todos os jovens saibam respeitar-se mutuamente e aprender que todos têm os seus defeitos e qualidades, às vezes, até em comum, e que, por isso, não há razão para gozar de alguém, mas, ao invés disso, fazer uma nova amizade.
Francisco Bernardo, N°6 – 11º 24
Comments