Verdadeiros Amigos
- Desafios da Escrita
- 4 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Ricardo era um pequeno cágado. Vivia na quinta do seu dono, junto com os outros animais. Todas as semanas chegavam novos animais, normalmente, doentes, e o senhor André cuidava deles até ficarem melhores.
Um dia, chegou uma grande família de caracóis vindos de uma quinta próxima e Ricardo e os outros animais ficaram muito felizes ao conhecer os seus novos amigos. Durante a noite, Ricardo acordou com um barulho que parecia vir da caixinha onde os caracóis estavam, ao se aproximar da caixa encontrou um dos pequeninos do grupo a chorar e logo perguntou:
- O que se passa?
- Eu não tenho amigos porque sou o mais pequenino da minha família, o papá e a mamã dizem que sou especial, mas eu não acredito – respondeu ele.
- Os teus pais estão certos. Todos nós somos especiais e tenho a certeza que vais ter muitos amigos, eu sou teu amigo!
Foram passear pela quinta quando um gato começou a segui-los. Como ambos andavam devagar, tinham de pensar numa forma de se esconderem até ser seguro voltar para o celeiro. O gato conseguiu apanhar o caracol e Ricardo ficou muito nervoso com a situação, no entanto, os amigos devem ajudar-se no bem e no mal, por isso começou a gritar para conseguir a atenção do gato. O animal começou a correr na sua direção quando apareceu o senhor André com o caracolinho no ombro. De seguida, levou os dois para o celeiro.
- Muito obrigado por me teres salvo! – exclamou Ricardo.
- Quem agradece sou eu, podias ter ido embora, mas, mesmo assim, arriscaste a tua vida por mim – disse o caracol.
- Os amigos estão aqui para ajudar - respondeu o cágado.
Depois dos reconhecimentos, os dois amigos foram dormir. No dia seguinte, brincaram juntos e o caracol fez novos amigos na quinta.
Hoje estão mais velhinhos e continuam amigos, ou melhor, melhores amigos.
Francisco Gomes – 12º 21 / 2020/21
Comments