10º Desafio
- Desafios da Escrita
- 22 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
1 - ADRENALINA
Todos nós, ilhéus, estamos sobejamente familiarizados com os turistas. Mesmo com a pandemia, eles andam na nossa terra, do mar à serra, a pé, de transporte…
Imagina que és um estrangeiro a gozar férias cá na ilha e a vivenciar uma experiência radical fantástica, como por exemplo, uma prova de mergulho no mar; canyoning; flyboard; passeio de mota de água; passeio de parapente; uma simples prova de corrida na montanha ou outra.
Conta-nos as emoções sentidas, descreve os espaços percorridos ou vistos do céu, quais as sensações que mais se evidenciaram e qual aquela que mais te cativou.
Se nunca tiveste uma experiência desta, podes, sempre, imaginá-la, partindo de relatos ou visualizações de experiências vividas por outros.
2 - EU DESCOBRINDO O OUTRO?!!!!
Imagina tudo o que aconteceria caso fosse possível leres os pensamentos de uma pessoa, enquanto conversas com ela, antecipando a descoberta dos seus sentimentos e emoções.
Relata o teor da conversa e a reação do teu interlocutor a cada antecipação tua.
TEXTO POÉTICO
Atendendo a que muitos de vós gostariam de participar no concurso literário “Cria poesia” sugerimos que tentem construir um texto poético em que deem conta de alguns problemas sociais, como a falta de solidariedade, a fome (que existe no mundo), a dificuldade dos que se deslocam em cadeira de rodas numa cidade com poucas adaptações, a dependência, a violência (todos os tipos); a falta de amor; o egoísmo…
Para que o teu texto ganhe musicalidade, recorre às repetições de palavras, de versos, à rima, à aliteração, por exemplo. Se quiseres que o teu texto seja mais subjetivo usa recursos expressivos como a comparação, a metáfora, a sinestesia, a palavras com valores simbólicos, ao eufemismo, à anástrofe, à antítese ou ao paradoxo. Recorre, ainda, a outras figuras de estilo para embelezares os teus textos (podes encontrá-las na NET). Descreve espaços, mostra estados de espírito usando adjetivos, nomes, formas verbais e interjeições. Falem desses temas de uma forma poética, descobrindo outra forma de dizer as coisas, criando textos que despertem sensações em quem os ler.
Bom trabalho!
Comments