Chegou o outono, e agora?
- Desafios da Escrita
- 26 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Chegou o outono, e agora?
Chegava àquela altura do ano em que as árvores começavam a abanar muito. Os dias arrefeciam tanto que os seus troncos viam as pessoas a passar com mangas cada vez mais compridas e as montras das lojas exibiam toda a variedade de aquecedores. Os ramos, coitados, eram os que mais sofriam, pois eram empurrados, sem parar, de um lado para o outro. As folhas, naturalmente, furiosas com a situação, começavam a choramingar, sempre que tremiam devido a uma rajada de vento:
- Ai, que horror! Eu não aguento isto, nem mais um minuto…
O principal assunto do dia deixara de ser o novo jardineiro e tornara-se o outono. A luta contra a incrível força do vento era constante e deixava as folhas extremamente cansadas. Só havia uma que, por muito que estremecesse, nunca se queixava. Chamava-se Clara.
-Eu não preciso de me preocupar! Ainda, nem mudei de cor… - gabava-se ela.
- Porque é que eu já estou da cor da terra?- perguntou a folha Alice.
Ninguém lhe respondeu. A Alice ouvia os lamentos das folhas que falavam, a toda a hora, de uma coisa chamada “outono”, com um certo medo, mas não compreendia o que era aquilo… e ninguém lhe queria explicar. Porquê? O que é que esse “outono” tinha de tão assustador? A folha não conseguia chegar a nenhuma conclusão... Só, ao fim de dois dias, após muito insistir, quando todas as folhas já se tinham pintado em tons de amarelo e laranja, Alice convenceu a Clara a esclarecer-lhe todas as dúvidas.
- O que é o outono?
- É uma estação do ano. Cada estação tem um clima especial. No caso do outono, que vem depois do verão, fica mais frio e os dias são mais curtos…
- E o verão não volta?
- Não. O verão vai para outros jardins, no outro lado do mundo. As aves vão-se embora com ele, para lhe guiar o caminho…
- Então, vocês não gostam do outono porque têm saudades do verão…
- Também, Alice, mas quando chega o outono, as folhas mudam de cor visto que as árvores não captam tanto sol. Além disso, como as árvores precisam de arranjar uma maneira de se aquecer, nós ficamos cada vez mais frágeis.
- Porque é que nós é que ficamos frágeis e não o tronco? Que injustiça! Só continuo sem perceber uma coisa… O que é que acontece quando as folhas mudam de cor e enfraquecem?
Mais uma vez, Alice não obteve resposta… ou, talvez, sim. De súbito, a Clara caiu. Assim, naquela tarde, enquanto o sol ardente se escondia no horizonte, uma folha laranja deixava de combater com o vento e, como numa dança, juntava-se a ele.
Matilde Brazão – 11º 24
Comments