top of page

Uma experiência nova

  • Desafios da Escrita
  • 4 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Era mais um dia normal na vida de Sofia. como sempre, levantou-se cedo, comeu, foi para a escola e voltou para casa no final do dia. A menina pouco saía de casa, pois o seu pai era vice-presidente do Estados Unidos da América e os serviços secretos passavam vinte e quatro horas a proteger a família. Quando saía com amigos, vinte agentes tinham que ir com ela, o mesmo acontecia na escola, e em todos os sítios que ia, lá estavam equipas de segurança para a proteger. A vida tornou-se chata e parada. A menina mal podia esperar para o fim do segundo mandato do pai chegar.

Quando chegou o dia do discurso do Presidente ao Parlamento, o seu pai estava numa viagem pela Ásia por isso não ia assisti-lo ao vivo.

O Presidente Albert começou a falar pelas nove da noite. No seu discurso, falava da saúde, economia, direitos humanos e da segurança externa do país. Meia hora havia passado, quando foram ouvidos tiros na Câmara dos Representantes, provocados por um homem vindo da bancada dos deputados, que disparava contra o Presidente, acertando-o no peito. A televisão desligou-se, e um grupo de agentes entrou disparado na sala, levando Sofia, a mãe e os irmãos para um abrigo secreto.

O vice-presidente chegou a Washington um dia depois e quando pisou o solo americano esperavam por si, junto da sua família, membros do Governo que se prepararam para dar a notícia que mudaria a vida daquela família para sempre. O Secretário de Estado, Bill Carter, confirmou ao pai de Sofia a morte do Presidente, e ali foi realizada a cerimónia de tomada de posse. Fernando tornava-se o primeiro filho de portugueses a assumir o cargo mais poderoso do mundo, no entanto não era o melhor momento para governar. O país estava em choque, com medo, e, mais uma vez, o orgulho americano tinha sido abalado, pois o povo americano tinha testemunhado a morte do homem que, um ano e meio antes, tinha sido reeleito com todos os votos do Colégio Eleitoral.

Pelas oito da manhã, entraram na Casa Branca e começou uma vida completamente nova para Sofia. Fez viagens com a mãe a todo o mundo, viu a pobreza e a riqueza e participou em viagens de Estado com o pai. De todos os líderes mundiais que conheceu, foi o Papa que a fez encontrar a sua luta na Terra. Começou a ter aulas em casa e iniciou a construção da sua própria fundação que tinha como objetivos acabar com a pobreza, respeitar e defender os direitos humanos, ajudar pessoas com HIV e lutar pela igualdade entre as pessoas.

Desde aí, nunca mais a sua vida foi uma seca, nunca mais ficou aborrecida, os dias deixaram de ser iguais e passaram a ter um novo início, dando-lhe novas oportunidades para fazer algo novo.



Francisco Gomes – 12º 21 / 2020/21

Posts recentes

Ver tudo
A pandemia contada ao meu filho

Hoje, dia 20 de abril de 2035, estava na sala à conversa com o Matias, o meu filho, e ele perguntou-me qual tinha sido o momento mais...

 
 
 
Um Mundo Novo

Após a pandemia mundial de 2020/2021, originou-se um mundo novo descoberto por mim, conhecido por “O mundo”. Assim que descobri esse...

 
 
 
Faísca

Era uma vez, um lindo gato idoso chamado Faísca que vivia numa ilha gigante cheia de tanta beleza, vida e harmonia. Faísca tivera uma...

 
 
 

Comments


Arquivo

Publicações

Open%20Book_edited.jpg

PALAVRAS COM ALMA

Desafios de Escrita

Logotipo-Branco.png

© 2020 por Desafios de Escrita | ESFF

Obrigado por enviar!

bottom of page