A vida monótona de Marta
- Desafios da Escrita
- 29 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Tratava-se de mais um dia normal e triste na vida de Marta, uma mulher de 35 anos, que saia todos os dias de manhã para ir trabalhar. Era veterinária, casada e não tinha filhos, pois era infértil.
Marta cuidava do marido que estava doente por consequência da poluição provocada pelas fábricas muito perto de onde viviam. Tinha sempre a mesma rotina, acordar, ir à janela, olhar o cinzento céu poluído, o sol que já nem brilhava parecendo que estava triste e as nuvens sonolentas, tomava o pequeno almoço, dava os remédios ao marido e saia de casa. Este caminho até à clínica veterinária era sempre solitário, triste e assombrado pelo céu escuro e pelo pensamento de Marta que questionava, para si mesma, se algum dia a poluição iria acabar e se o seu marido iria curar-se.
Após oito longas horas de trabalho, chegava o tempo de ir para casa preparar o jantar e cuidar do seu amado.
Na manhã seguinte, o despertador tocou com um som mais alegre. Marta, ainda de olhos fechados, sentia que algo bom acontecia. Levantou-se eufórica para começar um novo dia com a mesma rotina. Antes, porém, foi olhar à janela e deu um pulo, assustou-se com o bonito céu azul, com os lindos e brilhantes raios do sol e com as nuvens brancas que transmitiam paz. De seguida, foi acordar o marido que conseguiu sair da cama e que mostrava estar melhor de saúde.
Um verdadeiro milagre acontecera, a poluição acabara, as fábricas, como que por magia, tinham se deslocado para um lugar onde não prejudicavam a vida de ninguém e o estado de saúde do marido de Marta melhorara. O mesmo conseguiu arranjar um emprego, o que ajudou também na vida económica do casal e, após estes anos todos de infertilidade, Marta conseguiu ter o melhor presente. Esse presente pesava três quilos, media cinquenta centímetros e chamava-se Mariana. Sim, este casal conseguiu superar a infertilidade.
Como e porquê, nunca ninguém conseguiu explicar os acontecimentos, todas estas coisas boas que aconteceram, de um dia para o outro. A verdade é que ficou conhecido como um milagre na vida de Marta e, certamente, é algo que a mesma nunca irá esquecer.
Após este acontecimento, a sua vida melhorou bastante e ganhou mais significado e cor, graças à ausência da poluição.
Beatriz Fernandes – 12º 23 - 2020/2021
Comentarios